A psicoterapia é baseada na Psicologia, uma ciência de mais de um século. O objetivo principal é o bem estar daquele que procura. É também atingir um objetivo, mas este não tem um tempo delimitado, como o coaching, exite o resultado principal que é a pessoa que procura se apropriar de quem é.
Muitas vezes tem a ver com a mudança de comportamento, ou de percepção das coisas do mundo das pessoas, e da própria pessoa. Em qualquer das circunstâncias estamos falando de mudanças de estrutura psicológica. A psicoterapia mexe com raízes, crenças, ideias, sentimentos e emoções.
O Coaching é uma metodologia prática que iniciou em tempos modernos. Ele iniciou no esporte e passou para o mundo corporativo e hoje é utilizado como metodologia para processos de vida e carreira também. A ideia do coaching é, com o objetivo do cliente, potencializá-lo com o que ele tem de melhor e ajudá-lo a sair do ponto A e chegar ao ponto B que é seu objetivo. Todo o processo é feito com foco, ação, resultados e melhoria contínua.
No meu caso, por eu ser psicóloga e conhecer uma forma diferente de olhar eu criei a minha própria metodologia que traz tudo o que o coaching é, mas que permite ao cliente ter mais profundidade de autoconhecimento.
Eu trabalho com duas técnicas que envolvem a Psicologia, a Psicoterapia e a Orientação Psicológica.
A psicoterapia é um tratamento psíquico realizado através de um conjunto de técnicas baseadas em teorias psicológicas. Tem como base a relação interpessoal entre psicoterapeuta e cliente, podendo ser um processo prolongado, de acompanhamento presencial e periódico, sem data prévia de término, onde são analisados os diversos aspectos da vida do cliente, de forma global e de acordo com a necessidade deste, promovendo a vivência e compreensão de seus processos intra e interpessoais.
A Orientação Psicológica Online não é psicoterapia. Limita-se em 20 sessões, e ajuda em conflitos mais pontuais e objetivos. A orientação psicológica tem caráter breve e pontual. É sempre realizada de acordo com o tema trazido pelo cliente.
A orientação psicológica online não é indicada para pessoas que possuem transtornos psicológicos severos, distúrbios psicológicos graves, pacientes em crise ou acentuado descontrole emocional. Para casos graves, não poderá ser realizada Orientação Online, e o usuário será orientado a buscar terapia presencial com um profissional de sua confiança.
Esse tipo de atendimento é reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP de acordo com a resolução 11/2012. Veja mais no site: //mafepsicoonline.com.br